Mariana Monteiro apoia o Projecto Sinergias no combate à violência no namoro

A actriz Mariana Monteiro realizou ontem um testemunho contra a violência doméstica, o qual integrará o vídeo pedagógico sobre aquela temática. Este vídeo, que integra o guia de recursos do Projecto Sinergias, será transmitido nas diversas acções de sensibilização a realizar, designadamente em escolas, colégios, instituições particulares de solidariedade social, estabelecimentos prisionais, entre outras entidades que trabalhem com jovens e jovens adultos.
Sendo Mariana Monteiro, uma referência para muitos jovens, o Projecto Sinergias crê que o seu testemunho pode contribuir para mudar atitudes e comportamentos, designadamente no que toca à violência no namoro. Mariana Monteiro salientou que “é importantíssima a participação de figuras mediáticas nas acções de sensibilização contra a violência doméstica.” Referiu, igualmente, que é importante incentivar a denúncia do crime de violência doméstica, pois “isto é um crime”.
Salientou o papel de toda a sociedade, designadamente do poder político e judicial, da comunicação social, que “deve pôr este tema na primeira página”, das famílias e das escolas. Salientou que estas últimas (família e escola) devem “educar para a igualdade e para a tolerância”, pois essa é uma forma de prevenir o fenómeno da violência doméstica, nas suas mais diversas manifestações. Por último, Mariana Monteiro dirigiu a sua palavra às vítimas de violência doméstica: “Por favor não se cale, não desculpabilize e denuncie, não sinta pena do agressor, pois ninguém ama, batendo”.


Mariana Monteiro e Benedita Aguiar, coordenadora do Projecto Sinergias

De acordo com Gover, Kaukien e Fox (2008) este tema tem merecido especial destaque recentemente, pois as investigações sugerem que a violência no namoro é um preditor da violência marital.
É de salientar o trabalho desenvolvido por Carla Machado e Sónia Caridade que, entre outros dados relevantes, referem que existe «tanta violência» no namoro entre os jovens do escalão etário 15-25 anos, como no casamento, sendo que 25% dos jovens já foram vítimas de violência no contexto de uma relação afectiva.
Além disso, a reprodução de comportamentos violentos de geração em geração parece ser uma evidência, registando-se dois dados de extremo relevo: por um lado há uma maior propensão para a produção de comportamentos violentos nas pessoas provenientes de agregados familiares onde a violência doméstica é um facto (Gelles, 1997) e, por outro lado, há uma maior propensão para se ser vítima de violência doméstica quando na família se regista violência doméstica (Gomes et al, 2007).
De acordo com Benedita Aguiar “frequentemente, em nome do amor, são construídas situações de violência emocional e física, que, entretanto são legitimadas em razão do próprio amor”. Nesse sentido, “temos vindo a combater activamente o fenómeno da violência no namoro, mediante a realização de acções de sensibilização destinadas a jovens e jovens adultos”.
A coordenadora da iniciativa salientou a importância do testemunho de Mariana Monteiro, “uma das actrizes portuguesas com maior potencial e cujo sucesso é deixado transparecer pelas suas excelentes interpretações, designadamente na série «Morangos com Açúcar», «Doce Fugitiva», «Fascínios», «Equador» e muito recentemente como protagonista da telenovela «Deixa que te Leve»”.
Saliente-se que este Projecto é promovido pela Associação Famílias com o apoio do POPH e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.


Projecto Sinergias participa na campanha «Maltrato Zero», que une 22 países ibero-americanos

A campanha designada «Maltrato Zero» (www.maltratozero.com), promovida pela Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), e em Portugal pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e pelo IPJ, na qual Mariana Monteiro também colaborou, tem como objectivo alertar as sociedades para a necessidade de denunciar situações de violência contra as mulheres e para ajudar a combater esta realidade.
Benedita Aguiar referiu que “qualquer um de nós pode integrar um cartaz com uma frase contra a violência doméstica ou mesmo dar um contributo verbal contra este fenómeno. Quer os cartazes, quer os vídeos, depois de aprovados, serão disponibilizados na internet, podendo estar acessíveis a toda a comunidade”. A coordenadora do Projecto Sinergias referiu ainda que “não obstante ser destinada à sociedade em geral, o movimento «Maltrato Zero» está dirigido principalmente à população jovem dos 22 países ibero-americanos.”
Terminou referindo que o Projecto Sinergias já aderiu ao movimento, esperando-se uma adesão em massa por parte da comunidade bracarense.

Sem comentários:

Enviar um comentário