Projecto Sinergias mobiliza comunidade científica Arnaldo Saraiva colabora na elaboração de um vídeo pedagógico sobre violência doméstica


Benedita Aguiar (Coordenadora do Projecto Sinergias), Arnaldo Saraiva (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Eduardo Sepúlveda(Psicólogo do Projecto Sinergias)

O Projecto Sinergias, promovido pela Associação Famílias e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), na tipologia 7.3 de Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais, está a realizar um guia de recursos sobre violência doméstica, igualdade de género e tráfico de seres humanos, três temáticas centrais daquele Projecto. Dentro daqueles recursos destacam-se os vídeos pedagógicos e respectivos guiões técnicos, spots publicitários e documentários sobre as três temáticas do Projecto. Todos os produtos serão disponibilizados à comunidade, especificamente às Instituições que operam no âmbito das temáticas orientadoras do Projecto.
Arnaldo Saraiva, professor catedrático, ensaísta, cronista e poeta colaborou com o Projecto Sinergias, dando um testemunho contra a violência doméstica. De acordo com Eduardo Sepúlveda, investigador na área da Igualdade de Género, “o contributo de Arnaldo Saraiva reveste-se de uma elevada importância, pois permite maximizar a qualidade científica dos produtos efectuados no âmbito do Projecto, assim como o impacto dos mesmos na reestruturação cognitiva e comportamental no domínio da Igualdade de Género”.
De acordo com Benedita Aguiar, coordenadora do Projecto, “do vasto currículo de Arnaldo Saraiva, consta a colaboração no âmbito da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, em diversos programas da Radiotelevisão Portuguesa, da Radiodifusão Portuguesa (Antena1) e de várias publicações portuguesas e estrangeiras. Assim, todo o manancial cultural de Arnaldo Saraiva foi transposto para o vídeo pedagógico, numa perspectiva de debelar o fenómeno da violência doméstica”.
Este fenómeno, caracterizado pelo exercício de violência explícita ou velada, dentro de casa ou no âmbito familiar deve, de acordo com Arnaldo Saraiva, ser objecto de uma atenção especial, designadamente através do suporte que pode e deve ser dado às vítimas para que consigam quebrar o ciclo de violência e através da prevenção primária daquele fenómeno, não expondo as crianças a imagens que legitimam e promovem a violência doméstica.
Assim, os esforços de combate à violência doméstica não podem ser apenas remediativos, mas sobretudo desenvolvimentais. De acordo com Arnaldo Saraiva, é importante implementar programas de sensibilização junto da comunidade escolar, de modo a diminuir a incidência da violência doméstica nas gerações seguintes, incentivar debates nos meios de comunicação social, assim como consciencializar os educadores para eles próprios serem agentes activos no combate daquele flagelo social.

Sem comentários:

Enviar um comentário