Estabelecimento Prisional de Bragança promove formação para os Guardas Prisionais, sobre Igualdade de Género


Edifício da Antiga Câmara Municipal de traça setecentista, em 1897 nele se instalou a Câmara, e no primeiro piso, o primeiro Museu Municipal, o Estabelecimento Prisional de Bragança.
http://www.cm-braganca.pt

O Projecto Sinergias tem vindo a desenvolver diversas acções de sensibilização sobre Igualdade de Género, com o objectivo de afirmar esta questão no seio da comunidade, alertando assim para o fenómeno social e para outros aspectos que lhe são inerentes.
Actualmente, o Projecto Sinergias está a dinamizar uma acção de sensibilização sobre Igualdade de Género, destinada aos guardas prisionais do Estabelecimento Prisional de Bragança.
A acção tem como suporte o referencial de sensibilização em Igualdade de Género produzido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e versará quatro grandes temas: “Evolução de Mentalidades” (como se constroem, reformulam e aprendem valores, “crenças” e atitudes bloqueadoras; Estratégias para reforçar a empatia e a capacidade de ecologia afectiva e Desenvolvimento da capacidade de negociação e flexibilidade. Como ajustar as necessidades pessoais às necessidades dos outros); “Aspectos da Situação Actual das Mulheres e dos Homens em Portugal” (Mercado de Trabalho; Organização da Vida Familiar; Processos de Tomada de Decisão; Linguagem; Violência em função do sexo e Saúde Reprodutiva); “Conceitos” (Igualdade, diferença e desigualdade; papeis sociais de género, aspectos históricos dos movimentos feministas e legislação nacional e comunitária sobre igualdade) e, por último, “Intervenção Integrada para a Mudança” (O Direito como motor da Igualdade; Cidadania e Paridade; Coeducação para a Cidadania, Participação equilibrada dos homens e das mulheres na actividade profissional e na vida pessoal e familiar; metodologias e instrumentos de diagnóstico e de intervenção para a igualdade: acções positivas e transversalidade da dimensão da igualdade nas políticas). No final cada formando fará um guião individual para a promoção da igualdade.
Esta acção demonstra a abertura do Estabelecimento Prisional de Bragança para as questões da Igualdade de Género, sendo que tal acção permitirá dar um contributo para que os guardas prisionais sejam, eles próprios, disseminadores do princípio da Igualdade de Género. Considerando que os Guardas Prisionais integram uma vasta equipa pluridisciplinar cujo objectivo é promover a reinserção dos indivíduos que cumprem a pena, apostando na sua reinserção como Ser Humano com futuro, esta acção de sensibilização procura munir aqueles profissionais de mais conhecimentos para que a sua acção seja mais profícua.

Sem comentários:

Enviar um comentário