Projecto Sinergias - Contextualização

No âmbito de intervenção da Associação Famílias (IPSS) surgiu o Projecto Sinergias, cujo objectivo principal é promover a igualdade, contemplando de forma articulada 3 eixos orientadores: cidadania e género, luta contra a violência doméstica e luta contra o tráfico de Seres Humanos. A imagem, a arte e a cultura, com recurso à multimédia, são os elementos-chave do projecto uma vez que compõem, nesta área, uma clara inovação que garante o efeito multiplicador do projecto.
Como conteúdo para a concretização das diferentes acções (exposições, vídeos e guias pedagógicos, tertúlias e seminários, etc.), usamos os eixos prioritários de intervenção dos Planos Nacionais 2007-2010: para igualdade, cidadania e género (III), contra a violência de doméstica (III) e contra o tráfico de seres humanos (I), devidamente adaptados ao contexto de intervenção e às necessidades detectadas pela Instituição. O projecto contará com um conjunto alargado de parcerias, para a realização das acções/actividades. A transparência/avaliação do projecto será assegurada através da aplicação de instrumentos de avaliação e discussões críticas do desenvolvimento do projecto.
O conceito inerente ao projecto passa pela sensibilização, consciencialização, reflexão e produção de conhecimento. O grande propósito é dar visibilidade a estas temáticas, para que se afirme a importância da democratização da igualdade de oportunidades políticas, económicas e sociais para todos os seres humanos. Informar e dar visibilidade às questões inerentes, às variadas desigualdades entre as pessoas, que persistem nas sociedades actuais, no intuito de mudar mentalidades/percepções e hábitos, relativamente à questão da igualdade entre Homens e Mulheres, que se encontram nas esferas políticas, económicas e sociais. Sensibilizar o público geral para que se incremente uma consciencialização da importância da mudança de atitudes face às várias formas de discriminação, nomeadamente a de género.
A área de intervenção do projecto será o norte de Portugal, especificamente, concelho de Braga e Bragança que apresentam diferentes características demográficas, históricas e socioeconómicas.

O projecto dá visibilidade ao fundamento da “igualdade de direito, e a desigualdade de facto” que assistimos ainda em pleno século XXI.

Sem comentários:

Enviar um comentário