EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “PELOS NOSSOS OLHOS”

Cartaz Publicitário: Regina Santos Silva: 2009 /
imagem: Mário Sequeira: Barcelona:2006

Inaugurou no Museu D. Diogo de Sousa, a exposição de fotografia “Pelos Nossos Olhos…”, organizada pela Associação Famílias no âmbito do Projecto Sinergias, apoiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) e Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
O conceito inerente ao Projecto Sinergias passa pela sensibilização, consciencialização, reflexão e produção de conhecimento relativamente à temática da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, e etnias nas várias esferas sociais. Neste sentido, e de acordo com Daniela Monteiro, Técnica Superior de Serviço Social, “há três grandes objectivos que sustentam o Projecto: dar visibilidade a esta temática, para que se afirme a importância da democratização da igualdade de oportunidades políticas, económicas e sociais para todos os seres humanos; informar e dar visibilidade às questões inerentes às variadas desigualdades entre as pessoas, que persistem nas sociedades actuais, mudando mentalidades/percepções e hábitos, relativamente à questão da igualdade entre Mulheres e Homens e sensibilizar o público geral para que se incremente uma consciencialização da importância da mudança de atitudes face às várias formas de discriminação, nomeadamente a de género”. É neste âmbito que se enquadra a presente exposição de fotografia.
A exposição resulta da participação de alunos de diversas escolas/entidades formadoras do Distrito que, através da recolha de imagens originais, retrataram fenómenos sociais de extrema actualidade, em concreto igualdade de género, violência doméstica e tráfico de Seres Humanos.
As fotografias que venceram este concurso foram, na categoria de 1º prémio, a intitulada “Prisioneiras da Própria Vida” (tema: tráfico de Seres Humanos), cujos autores são os formandos do Curso EFA de Apoio Familiar e à Comunidade. Na categoria de 2º prémio, venceu a fotografia intitulada “Violence Case” (tema: violência doméstica), da autoria dos formandos do Curso EFA de Cozinha, promovido pelo Centro Social da Paróquia da Polvoreira.
A exposição, que contou com a presença de 120 pessoas, dentro das quais 92 participantes no concurso e técnicos de diversas Instituições do Distrito, permitiu atestar a responsabilidade social que vai crescendo em torno dos fenómenos sociais objecto de trabalho da exposição. Regina Silva, do Projecto Sinergias, sublinhou a “necessidade de envolver a comunidade no combate à violência doméstica e tráfico de Seres Humanos. Aliás, o Projecto foi mais além, tendo estimulado a participação de empresas na atribuição dos prémios aos vencedores”. Regina Silva salientou a participação do Holmes Place e da Fnac na atribuição do 1º e 2º prémios, respectivamente.
A exposição pretendeu satisfazer as necessidades informativas relativamente aos temas e, acima de tudo, estabelecer essa comunicação no âmbito artístico e cultural, para que as temáticas expostas sejam atractivas e motivem o público geral à reflexão e à mudança cognitivo-comportamental.
Benedita Aguiar, Coordenadora do Projecto, sublinhou que o Projecto Sinergias posicionou-se desde logo como promotor e dinamizador da igualdade, dando visibilidade às problemáticas que a afectam, defendendo a diversidade Humana e a democratização da igualdade de oportunidades. Para incrementar este posicionamento tem vindo a desenvolver iniciativas cuja tónica principal se foca no combate à violência, desigualdade/exclusão social, desrespeito pela vida humana e à intolerância. Estes fundamentos justificam e acrescentam valor às acções implementadas no âmbito do Projecto, dando visibilidade e fomentando respeito pela condição humana. De acordo com Benedita Aguiar esta é uma das muitas iniciativas que irão ser realizadas pelo Projecto Sinergias, considerando que “TODOS OS DIAS A DISCRIMINAÇÃO ACONTECE, ALGURES NO MUNDO”.

Sem comentários:

Enviar um comentário